MATÉRIA sobre o livro Toques Para Mulheres que saiu no jornal "O Vale", de São José dos Campos (15/08/2012)


Publicado originalmente na coluna Viver, do jornal O Vale, de São José dos Campos

Nem toda mulher tem aquele amigo fiel e sincero, que mais parece um conselheiro amoroso, para responder questões do tipo: ele só quer me levar para a cama ou pretende me namorar?


Pois sim, mulheres! A resposta para essas e outras dúvidas podem ser encontradas nas divertidas crônicas do livro "Toques Para Mulheres", de Edson Rossatto, lançado pela Giz Editorial. 

O sonho do matrimônio, trabalhar junto com a pessoa amada, receio de envelhecer, cavalheirismo e não saber andar de salto, são alguns dos temas relacionados ao universo feminino que Rossatto explora com veracidade e humor. Também pudera, só na casa do escritor são t rês irmãs, mãe e sobrinha. Sem contar as namoradas e as amigas que ele cultivou no curso de Letras. 

"Tudo começou em meu blog . Uma única crônica chegou a ter 110 comentários e mais de 6.000 visualizações. Fui utilizando a opinião das mulheres para deixar os textos mais elaborados", disse Edson Rossatto. 

Toques. 

A verdade sempre dói e nem sempre, absorvemos de forma positiva aquilo que precisamos ouvir, como "o início de um relacionamento é como a primeira vez que você viaja de avião: é tudo novidade", ou seja, você deixou sua relação cair na armadilha do cotidiano e agora ele não te beija mais.

Um toque valioso que o autor oferece na crônica "É o iceberg que preocupa" é ficar atenta a detalhes de comportamento quando estiver conhecendo seu pretendente para identificar algo que possa te prejudicar no futuro. Assim, você decide se compensa lidar com a sogra ciumenta.

O escritor também adverte às possessivas. "Num relacionamento existem três vidas: a dele, a dela e a deles. Ele faz as coisas dele, com os amigos dele, enquanto ela combina e faz as coisas dela com as amigas dela. A vida deles é quando fazem coisas em conjunto."