MICRONARRATIVAS: "Cem Toques Cravados" (2ª edição ampliada), de Edson Rossatto

Cem Toques Cravados, de Edson Rossatto, reúne 500 contos com exatos 100 caracteres. São os chamados nanocontos.


 Um dos fatores de sucesso das tiras em quadrinhos, lidas diariamente por milhões de pessoas no mundo todo, é o fato de transmitirem uma mensagem rápida, de sentido completo e instantâneo, num espaço reduzido. Talvez, por isso, o formato se preste tanto ao humor e à ironia: quanto mais curta a piada, melhor. 

Na literatura, o gênero que mais se assemelha às tiras é o nanoconto. O escritor e roteirista Edson Rossatto vem se dedicando a ele nos últimos anos e acaba de lançar a segunda edição, ampliada, do livro Cem Toques Cravados (Editora Europa, 272 páginas, R$ 29,90), em que reúne os 100 nanocontos da primeira edição e 400 inéditos.

 Inspirado no livro 16 Linhas Cravadas, do escritor e ator Mário Lago, Rossatto impôs-se o desafio de redigir seus textos com exatos 100 caracteres. Outra inspiração foi justamente o trabalho dos desenhistas de tiras em quadrinhos. “Como não sei desenhar, parti para um formato literário que tivesse o mesmo efeito das tiras”, explica. O autor dedica um capítulo a transmitir para os leitores os fundamentos e técnicas para produção de nanocontos.

 Recheados de fina ironia, os textos com exatos 100 caracteres de Rossatto assemelham-se a outro gênero literário, a crônica. Em sua maioria, são instantâneos do cotidiano, mas há também epitáfios, classificados e outros temas. Nesta nova edição, os nanocontos ganharam o reforço de uma diagramação que “interpreta” algumas das mensagens, num casamento entre forma e conteúdo que lembra o concretismo. 


FICHA TÉCNICA 
Título: Cem Toques Cravados – 2ª edição Autor: Edson Rossatto 
Formato: 13,5 cm x 18 cm 
272 páginas 
Preço: R$ 29,90 
Editora Europa (www.europanet.com.br)