ENTREVISTA de Edson Rossatto para a o site Ofício de Escritor

No início da série de entrevistas, temos a oportunidade de conversar com Edson Rossatto 1, escritor e editor da Andross, editora que promove a publicação de escritores iniciantes em antologias, além de outras obras. Visite o site, conheça o catálogo da editora e as antologias em andamento no site www.andross.com.br

· Edson, antes de mais nada, você poderia traçar um pequeno perfil da atuação da Andross Editora em relação a sua linha editorial e atuação no mercado?
A Andross publica obras de autores em início de carreira. Esses textos são publicados em antologias literárias cujo propósito e divulgar os nomes desses desconhecidos, mas muito talentosos escritores. Alguns autores que estrearam nas antologias da Andross hoje já têm obras publicadas individualmente por outras editoras.


· Ao conhecer a editora é possível constatar que a organização de antologias literárias aparece como um dos segmentos de destaque. Como surgiu a proposta da publicação de obras de escritores iniciantes nesse formato?
A Andross nasceu no campus da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, para abrir espaço no mercado aos alunos que não tinham condições de publicar seus primeiros textos. Depois, transcendemos os muros da universidade.

· Como é feita a divulgação das antologias? Na sua opinião, há uma abertura satisfatória dos meios de comunicação em geral quando se trata de divulgação de livros?
Fazemos divulgações em diversos veículos de comunicação, nas grandes capitais e no interior também. No interior acreditamos que os jornais sejam mais receptivos a divulgações desse tipo, principalmente quando existe algum autor que seja da própria cidade.

· Qual a avaliação que você faria da recepção dessas antologias literárias por parte do mercado e do público? Como foi, por exemplo, a participação da Andross na 20ª Bienal do Livro de São Paulo?
Geralmente a recepção é boa, até porque as pessoas hoje em dia não reservam grandes períodos de tempos à leitura. Então, textos curtos ajudam a suprir essa necessidade.
A participação da Andross na Bienal de São Paulo foi muito boa, embora esse evento seja comercial e seja maquiado de “evento de cultura e arte literária”. Infelizmente, só quem tem lucro nesse evento é o organizador, pois os expositores nem conseguem recuperar o que investiram.

· Mudando levemente de assunto: como se dá a seleção das obras a compor as antologias? Quais os critérios usados nessa seleção? Que qualidades são esperadas de uma obra que se pretenda publicável?
Os autores nos enviam suas obras de acordo com o gênero e a temática. Então o organizador da antologia em questão faz a leitura e julga se: 1) tem coesão e coerência; 2) trata-se de uma trama que desperte a atenção do leitor; 3) as idéias estão bem organizadas. Se isso acontecer, a obra pode ser publicada. Aí, entramos em contato com o autor para os trâmites legais, como o contrato.

· Você poderia delinear, mesmo que superficialmente, o perfil das pessoas que procuram esse meio de publicação?
Geralmente são autores que já tentaram publicar por grandes editoras e deram de cara com a dificuldade do mercado editorial em publicar novos autores.

· Como é, em linhas gerais, a relação da Andross com os autores cujas obras publica?
Muito boa! Geralmente quem publica uma vez com a Andross sempre nos procura para publicar de novo.

· Como editor, que tipo de texto interessa a você na hora de selecionar obras para uma antologia? E no caso de outras publicações, como romances ou obras técnicas, por exemplo?
Como editor, publico qualquer texto que seja de interesse de algum leitor. Nessa profissão, temos de deixar nosso gostos de lado e analisar imparcialmente os textos. Como escritor e leitor, aprecio muito contos de terror e de suspense!
Ainda não temos pretensão em publicar romances. Mas em breve a idéia será estudada.

· É comum fazer a seguinte distinção quando se trata do modo como se publica uma obra: a edição independente, na qual se recorre à uma editora em baixa demanda, ou não, que recebe do autor o pagamento pela publicação; e a edição de uma obra que, aceita por uma editora comercial, transforma-se em uma aposta da parte dela, que corre os riscos da publicação e faz a distribuição dos livros, coisa que não ocorre no primeiro caso. Digamos que, atualmente, a primeira opção seja o início, ou mesmo a opção de escritores iniciantes. Nesse aspecto, você vê a Andross como uma prestadora de serviços (no caso das Antologias), como uma editora comercial (pensando nos outros segmentos nos quais ela atua) ou, ainda, como um misto dessas duas categorias?
Penso na Andross como um primeiro degrau para os autores subirem ao topo do mercado editorial. Tentamos mostrar a cara do autor no mercado, procurando jornais e sites para divulgarmos nossas antologias. Com os livros divulgados, os autores também o são. Assim, podem chegar a uma outra editora maior e dizer: “Ei, já publiquei antes. Não sou um autor novato”.

· Você atua em duas perspectivas, como autor e como editor. Quais são as diferenças e semelhanças dessas duas faces quando se trata de idealizar e editar um livro?
Acho que não há muitas diferenças entre o autor e o editor, com exceção de que o editor tem de ser imparcial no julgamento de um texto, coisa que o autor não precisa.

· Essa última pergunta é colocada em duas faces: no caso de dar um conselho aos escritores que aspiram a uma publicação, ou a uma carreira, qual seria ele, do seu ponto de vista como editor? E enquanto escritor?
Tanto como editor quanto como escritor o conselho é o mesmo: humildade. Ninguém nasce sabendo e a vida é um eterno aprendizado. Ao receber uma crítica em um texto, o autor tem de analisá-la antes de se ofender, o que acontece freqüentemente.


1. Edson Rossatto nasceu em São Paulo, Capital, em 1978. Formado em Letras, trabalha, atualmente, como editor de livros, além de ser professor, palestrante e roteirista de HO. Publicou anteriormente os livros Mansão Klaus e outras histórias e Curta-Metragem, além de ter organizado várias antologias literárias.
Contato com o editor: edson@andross.com.br.
Agradeço a entrevista e desejo muito sucesso a Andross

Ana Pismel
Ofício de Escritor
www.anapismel.ws/oficiodeescritor